É quase impossível encontrar pessoas que não utilizam elevadores pelo menos uma ou duas vezes ao dia mesmo residindo em casa. Visto que escolas e empresas geralmente estão instaladas em edifícios com mais de 3 andares. E assim, como qualquer equipamento elétrico pode dar pane, e como proceder quando o elevador para de funcionar?

Esta é uma situação que embora não sendo comum e mesmo com toda a tecnologia e segurança que os elevadores oferecem cada vez mais. Não é impossível acontecer, o pior é quando uma ou mais pessoas ficam presas no interior.

Nem sempre é falta de manutenção

É interessante frisar que muitas vezes mesmo o defeito aparecendo repentinamente. Não significa que é devido a falta de manutenção já que há relatos de panes geradas horas após o pessoal da assistência técnica terem deixado o prédio. Já que a origem pode ser outra.

Como proceder quando o elevador para

De qualquer maneira é preciso saber como proceder quando o elevador para, afinal, envolve a segurança de cada um dos passageiros que estão presos dentro, o primeiro conselho é acalmar todo mundo, principalmente se houver pessoas em pânico!

Manter a calma já é um passo importante, em seguida o alarme deve ser acionado e através do interfone o zelador precisa ser notificado para que providencie resgate adequado de maneira segura seja por ele ou pela equipe de assistência técnica dos elevadores.

Seguir as orientações

Caso esteja dentro de uma empresa, é bem provável que tenham uma brigada especializada para acontecimentos como este, portanto, nada de desespero, é aguardar e seguir as orientações passadas pelo pessoal.

Nunca force a saída

Existem uma série de problemas que podem gerar a parada do elevador, algumas embora pareçam menos perigosas. Deixam a mostra parte da parede com a porta entreaberta. Mas, cuidado, pois, são essas situações que oferecem maior risco as pessoas. Já que o primeiro impulso é forçar a abertura para saírem de dentro, e caso o elevador se movimente é acidente fatal na certa.

Fobia de local fechado

Quando o elevador para e dentro tem pessoas com fobia, a sensação delas é que não existe ar suficiente para respirar. É preciso mantê-las serenas e sentadas, não discutam para não gerar mais nervosismo. Todos devem se mostrar tranquilos, se houver asmáticos, a equipe de resgate deve ser informada para orientar sobre a situação.

Em alguns casos bombeiros podem ser acionados em vez da equipe de assistência técnica. Ou, dependendo da gravidade do problema. Já em condomínios residenciais até o próprio síndico se for autorizado pode ajudar na operação de resgate.

Saindo do elevador com segurança

O importante é que os passageiros saiam do elevador somente com o consentimento de alguma das pessoas responsáveis acima. Depois da certeza que o elevador teve a chave geral da casa de máquinas desligada. Isto é, assim, que estiver parado no andar onde o pessoal pode sair tranquilamente.

Interdição no elevador

Vale ressaltar que mesmo sabendo como proceder quando o elevador para, jamais, se aventurem para ajudar alguém preso no elevador, é preciso acionar o responsável pela manutenção, como síndico, zelador, em prédio residencial ou comercial, e após o resgate, certifique-se que o elevador fique interditado até uma completa inspeção.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Número *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da marca 2e4 Rodas Equipamentos Automotivos ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Dia do Mecânico – 20 de dezembro

A data presta homenagem aos chamados “médicos dos carros”. O mecânico é o profissional responsável pela manutenção e cuidados dos veículos motorizados.

ler mais
/* inicio botão floating whatsapp silvana (47) 99978-1266 */
/* fim botão floating whatsapp silvana (47) 99978-1266 */