Para aqueles que acham que o transporte mais seguro do mundo é o avião, erraram longe, já que o avião é o 2º na lista de transportes mais seguros, no 1º lugar estão os elevadores.

E também não é para menos, o elevador além de ser o transporte mais seguro do mundo, é também um dos meios de transportes mais antigos registrados na história, as primeiras informações de deslocamentos verticais ascendentes que se tem notícia é no início da terceira dinastia (2788 a.C.) no Egito com a construção da primeira pirâmide de pedra conhecida.

Na mesma época, primitivos aparelhos já eram utilizados pelos sumérios na Mesopotâmia para a construção de templos e torres gigantesca chamadas ziggourats. Durante a IV dinastia do Egito, por volta de 2580 a.C., foram construídas as grandes pirâmides na Planície do Giza, nas quais datam marcas de ganchos do século VI a.C. indicando a utilização de máquinas de elevação. Por volta de 1500 a.C., os egípcios iniciaram um projeto que tinha como objetivo, elevar as águas do Nilo através de elevadores primitivos. Durante séculos, os elevadores foram sendo aperfeiçoados de acordo com a época, desde a tração animal até de pessoas principalmente de escravos e operários.

Depois os elevadores passaram a funcionar pela energia a vapor, principalmente no transporte de cargas, mesmo assim, os primeiros elevadores eram tão lentos que o passageiro demorava cerca de 2 minutos até chegar no oitavo andar. Somente na metade do século XVIII, é que Elis Graves Otis começou a divulgar o elevador para passageiros, e aos poucos foram sendo aperfeiçoados sistemas com novos mecanismos no transporte de passageiros, com a invenção do elevador de segurança.

Nos dias atuais existem elevadores que podem atingir velocidades incríveis como 550 m/min, comparado aos primeiros movidos a vapor, são 45 vezes mais rápidos.

No Brasil somente em 1918 começaram a fabricar elevadores, e não eram nem a vapor, muito menos a eletricidade, pois, era movido a cabineiro que ficava girando uma manivela para o elevador subir ou descer, inclusive as portas precisavam ser abertas e fechadas na mão.

Com o passar dos anos e com a construção de edifícios mais altos, o elevador movido a cabineiro foi substituído pelos sistemas elétricos e com uma novidade mais, bastava apertar um botão para chamar o elevador, pois, na época do cabineiro, era preciso gritar para o ascensorista ouvir.

Em seguida a evolução chegou com o Comando Automático Seletivo, dessa forma os elevadores começaram a trabalhar de maneira isolada, esta nova melhoria foi fundamental para facilitar o tráfego nos edifícios. O transporte mais seguro do mundo ganhava então outro aliado de força, a tecnologia proveniente da informática, assim, o atendimento aos andares começava a ser controlado, era a forma de evitar gastos de energia excessivos com idas e vindas desnecessárias.

Aos poucos o design dos elevadores foi progredindo com linhas mais modernas, requinte, sofisticação valorizando ainda, mais a arquitetura de cada edifício. Atualmente é possível controlar os elevadores através do computador da empresa via modem, isto facilita o diagnóstico de defeitos, já que podem ser acessados pelo computador, assim, a equipe para manutenção chega ao local rapidamente com a informação de onde está o defeito, diminuindo o tempo da mão de obra.

E por que, o transporte mais seguro do mundo é o elevador?

Tem gente que ainda, não gosta de andar de elevador, simplesmente por medo, mas, podem ficar tranquilos, pois, existem normas a serem cumpridas para tornar o elevador seguro, tais como prever medidas de adequação com relação aos componentes do elevador, requisitos de acessibilidade, tempo para renovação de peças, além de outras, tudo para que o transporte vertical seja realmente seguro

Além disso, o elevador é o transporte mais seguro do mundo, justamente por ser sustentado por 3 cabos de aço altamente resistentes, significa que mesmo que ocorra o rompimento de algum, ainda, haverá mais 2, e vice-versa, sem falar na trava, conhecida como limitador de velocidade, que é acionada automaticamente caso o veículo ultrapasse a velocidade normal evitando a queda

O fechamento de portas também é controlado para prevenir acidentes através do monitoramento feito pelos sensores e contatos elétricos, proporcionando maior segurança aos usuários, mas, para tudo isso, a manutenção preventiva deve estar sempre em dia, por isso, sempre contrate empresas de confiança e idoneidade no mercado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Dia do Cliente

Neste dia de grande importância, nós agradecemos a honra e o privilégio de ter você como cliente e aproveitamos para renovar os laços de consideração... ler mais

Quando é o Leilão da MWM

A MWM, fabricante de motores diesel, com foco em segmentos veicular, agrícola, industrial, geração de energia e marítimo, anunciou um leilão com ... ler mais