Berlim… o sonho de todo gestor que vê no trânsito da sua cidade um sistema caótico e o gargalo de sua eficiência para arrecadar mais fundos e prosperar.

Na maioria das cidades que se vê em noticiários, jornais, apresenta-se com transportes públicos lotados, isso fica mais evidente ainda em campanhas eleitorais, ano de eleição ou  em acontecimentos trágicos que buscam as causas do acidente e averigam que houve super lotalçao, fato relatado como corriqueiro pelos usuários. Sem mencionar o mínimo conforto. No entanto, algumas cidades merecem destaque, já que tudo foi bem planejado para oferecer a melhor mobilidade urbana do mundo, é o caso de Berlim!

A cidade de Berlim é um exemplo que muito pode ser feito em vários pontos para poupar o usuário de perder seu tempo em que está parado dentro de seu próprio carro no trânsito. Já os transportes públicos como metrô, monotrilho, trem, e ônibus, muitos não oferecem a mínima comodidade que os usuários merecem!

O planejamento da mobilidade urbana em Berlim é a abrangência atingir grandes cidades, levando em conta o fator “humanização” integrado aos espaços públicos. Esse sistema, pensado no melhor para o usuário, pode ser checado no site da empresa de transporte público. Na Berlimer Verkehrsbetriebe (BVG), Companhia de Transportes Berlinense, onde é possível ficar sabendo de horários e linhas de trens, metrô, bonde, ônibus e até de barcos, tudo de forma eficiente e organizada.

E não é apenas o transporte público motorizado. A grande beleza no sistema de mobilidade em Berlim também é composto pelas ciclovias. Elas são todas interligadas, inclusive com o transporte público. É muito comum alugar bicicletas desembolsando valores por volta de 10 euros, podendo devolver 24 horas depois, e com a facilidade de levá-la dentro do trem ou metrô tendo um bilhete especial!

Esse é outro ponto que torna o sistema de transporte em Berlim único. Os bilhetes foram pensados como facilitador e uma forma mais justa de cobrar dos usuários pelo modo de uso ou perfil do usuário. Eles podem ser utilizados em quaisquer tipos de transporte, e são classificados como bilhetes simples que são válidos por duas horas, diários que você pode usar toda a rede de transporte até as 15 h do dia seguinte. Para viagens curtas de até 3 estações, tem muita variedade e descontos especiais. Tudo pensado em satisfazer a necessidade do usuário.

Então você deve estar se perguntando: – Nossa, isso tudo deve ser muito caro para manter, né?!

Para  sua informação e felicidade da comunidade, o transporte oferecido em Berlim é de alto nível de qualidade, com passageiros sendo tratados como se deve ser, com dignidade, sem super lotação ou tumultos, nem excesso de calor. Com todas essas vantagens e facilitadores a maioria das pessoas faz uso constante dos transportes públicos, assim, dificilmente utilizam seus carros ou táxi, além de diminuir o volume de carros nas ruas e consequentemente a emissão de poluentes no ar!

Agora eu te pergunto: Com tantos facilitadores para utilização do transporte público, não existem mais carros em Berlim? A resposta é sim, existem.

Assim como o perfil de usuário do transporte público é variado, amplia-se ainda mais quando pensamos em Mobilidade Urbana, que engloba todos os meios de transporte, desde o turista em Berlim que anda a pé como o habitante que tem seu horário diferenciado e mora longe do centro da cidade. E para atender a TODAS as pessoas que precisam se locomover, mas que não tem horário compatíveis com o transporte público, além das ciclovias, elas podem usufruir do chamado CarSharing, ou carro compartilhado, existente em alguns países.

O Carsharing é um sistema basicamente de aluguel de carros mas com uma burocracia nada tradicional na hora de contratar o serviço. Você nem imagina que por trás desse serviço estão carros de marcas como Mercedez Benz e a BMW, e tudo através de um APP instalado em seu celular!

Incrível não?! A facilidade de se contratar um CarSharing é impressionante, no entanto, esse serviço só está disponível para a comunidade berlinense. Basicamente os habitantes de Berlim que desejam desfrutar do serviço precisam estar cadastrados no programa, ter CNH válida, além de pagar uma taxa anual de E$ 9,90, algo cerca de R$ 34,00.

Após cadastrado no programa, você só precisa entrar no APP pelo celular e marcar a hora e o dia que irá utilizar o carro, e escolher nas redondezas com o Google Maps qual o carro mais próximo de sua localização. Deve-se se dirigir ao local, colocar a CNH no para-brisas do veículo e pronto! O carro é destravado como num passe de mágica!

O que mais te deixa vislumbrado é que o carro está esperando por você totalmente limpo e brilhando, além do computador de bordo para navegar, e já vem com o tanque cheio. Se você preferir, tem a comodidade de ouvir as suas músicas favoritas do seu IPAD no carro!

E se pensa que o preço “é de cair os butiá do bolso” engana-se. Com apenas 29 centavos de euro por minuto você usufrui de todo este conforto e tecnologia que o veículo lhe proporciona. Uma das regras é a utilização do carro pelo menos por 10 minutos, sendo o tempo mínimo ou tempo de crédito mínimo para alugar o veículo, com no máximo até 20 quilômetros. Passando essa quilometragem estipulada, será cobrado um adicional. E a facilidade não está presente só na contratação do veículo, mas também na hora de devolver o carro pois é só estacionar em uma vaga permitida, trancar o carro e seguir seu caminho!

Não é um máximo?!

Assista o vídeo abaixo e veja como Berlim  consegui se transformar em uma cidade modelo em vários aspectos, inclusive em mobilidade urbana.

Fonte: Apollo1 Consultoria e Treinamento

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Qual a importância de uma Vistoria Automotiva? | Elevacar Hidráulico - […] vir, viajar e pegar as ruas do país, é considerada uma das vantagens entre os diferentes meios de transporte…
  2. Novas ideias para a mobilidade urbana | Elevacar Hidráulico - […] a fazer toda a diferença na vida do cidadão, e talvez algumas possam ser copiadas de outros países onde…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *