Dá para acreditar que o 1º elevador urbano do mundo foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873 aqui mesmo no Brasil? Isso mesmo! Foi o Elevador Lacerda que embora tivesse apenas 63 metros de altura, na época estava entre os mais altos.

O Elevador Lacerda funciona até hoje na cidade de Salvador, na Bahia, é o cartão-postal da cidade que liga a Praça Cairu, conhecida como Cidade Baixa, local do centro comercial, até a Praça Tomé de Sousa, Cidade Alta, onde fica o centro histórico, local de uma vista deslumbrante de toda a cidade.

veja também o primeiro automóvel do Brasil

O 1º elevador urbano do mundo chamado Elevador Lacerda tem uma estrutura de 72 metros de altura com duas torres, uma sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, a outra está articulada a 1ª torre, e desce até o nível da Cidade Baixa. Este elevador apesar de antigo ainda é, o transporte de milhares de pessoas, chegando a atingir 900 mil por mês, e 28 mil pessoas por dia, o percurso inicial era feito em 30 segundos, e hoje o valor da passagem é quase simbólica, R$ 0,25.

A necessidade da criação do Elevador Lacerda surgiu durante a construção e crescimento da cidade, foi a solução encontrada para unir os dois lados de maneira confortável e rápida, que até então, eram separados por uma encosta íngreme, dessa maneira a cidade pode prosperar por igual.

A criação do 1º elevador urbano do mundo foi idealizada por Antônio de Lacerda, junto com seu pai, dono de várias propriedades e, de seu irmão que era engenheiro, e primeiro recebeu o nome de Elevador Hidráulico da Conceição, depois, foi alterado para o sobrenome da família, Lacerda, como é conhecido até hoje.

Imaginem um elevador criado há 120 anos, sem a mínima tecnologia, sem computadores, com nada que possa ser comparado de leve ao ano de 2017, mesmo assim, havia um limite de peso que deveria ser rigorosamente cumprido, e como fazer sem as facilidades que temos hoje?

É engraçado de imaginar, mas, era simples! Cada um dos ocupantes antes de subir no Elevador Lacerda era pesado, até atingir a carga máxima recomendada.

O Elevador Lacerda, o 1ºelevador urbano do mundo, desde que foi inaugurado há aproximadamente 121 anos foi palco de 5 reformas, além, é claro de inúmeras manutenções. Confira:

  • Julho de 1906 foi reformado para a sua eletrificação;
  • Ano de 1930 foram adicionados mais dois elevadores, uma nova torre, e a arquitetura foi modificada para o estilo Art déco;
  • Entre 1950, até o ano de1961, ou seja, durante 11 anos o elevador passou por uma reforma total na parte mecânica;
  • Na década de 80 foi feita uma revisão na estrutura de concreto;
  • No ano de 1997 foi feita revisão em todo o maquinário elétrico e eletroeletrônico;

O elevador foi inaugurado inicialmente com 2 cabines e transportava 27 passageiros cada uma, depois, da reforma passou para 4 cabines eletrificadas com capacidade para 32 passageiros cada uma, e o tempo foi reduzido para 22 segundos.

No dia 7 de Dezembro de 2006, o Elevador Lacerda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo um ponto turístico imperdível, portanto, não deixem de visitar.

1 Comentário

  1. José Almir

    O elevador Lacerda é de suma importância para os transeuntes de Salvador, ele transporta os trabalhadores e turistas que residem na cidade alta da capital.A paisagem da baía de todos os santos revela um dos motivos que privilegia os frequentadores do mercado modelo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Como viajar tranquilo nas férias

Fim de ano chegando e junto vem a lista dos presentes para a família, amigos, Ceia de Natal, então, finalmente o descanso tão esperado. Nada melhor que saber como viajar tranquilo nas férias para aproveitar cada momento, afinal passa muito rápido. Dezembro...

ler mais

O que é o IONITY?

O BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen Group se uniram para o lançamento da IONITY. Um empreendimento para a implantação de uma rede de estações de carregamento de alta potência em vários países europeus. Em princípio, serão construidos cerca de 400...

ler mais

Por que a Mercedes-Benz do Brasil está comemorando

A Mercedes-Benz do Brasil atingiu a marca de produção de 3 milhões de motores para caminhões e ônibus, no acumulado desde 1956, quando foi pioneira na fabricação do primeiro propulsor a diesel nacional. O motor que simboliza esse marco é o pesado OM 457 LA. Fabricado...

ler mais