Fale Comigo pelo Whatsapp:CLIQUE
Whatslogo

Dá para acreditar que o 1º elevador urbano do mundo foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873 aqui mesmo no Brasil? Isso mesmo! Foi o Elevador Lacerda que embora tivesse apenas 63 metros de altura, na época estava entre os mais altos.

O Elevador Lacerda funciona até hoje na cidade de Salvador, na Bahia, é o cartão-postal da cidade que liga a Praça Cairu, conhecida como Cidade Baixa, local do centro comercial, até a Praça Tomé de Sousa, Cidade Alta, onde fica o centro histórico, local de uma vista deslumbrante de toda a cidade.

veja também o primeiro automóvel do Brasil

O 1º elevador urbano do mundo chamado Elevador Lacerda tem uma estrutura de 72 metros de altura com duas torres, uma sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, a outra está articulada a 1ª torre, e desce até o nível da Cidade Baixa. Este elevador apesar de antigo ainda é, o transporte de milhares de pessoas, chegando a atingir 900 mil por mês, e 28 mil pessoas por dia, o percurso inicial era feito em 30 segundos, e hoje o valor da passagem é quase simbólica, R$ 0,25.

A necessidade da criação do Elevador Lacerda surgiu durante a construção e crescimento da cidade, foi a solução encontrada para unir os dois lados de maneira confortável e rápida, que até então, eram separados por uma encosta íngreme, dessa maneira a cidade pode prosperar por igual.

A criação do 1º elevador urbano do mundo foi idealizada por Antônio de Lacerda, junto com seu pai, dono de várias propriedades e, de seu irmão que era engenheiro, e primeiro recebeu o nome de Elevador Hidráulico da Conceição, depois, foi alterado para o sobrenome da família, Lacerda, como é conhecido até hoje.

Imaginem um elevador criado há 120 anos, sem a mínima tecnologia, sem computadores, com nada que possa ser comparado de leve ao ano de 2017, mesmo assim, havia um limite de peso que deveria ser rigorosamente cumprido, e como fazer sem as facilidades que temos hoje?

É engraçado de imaginar, mas, era simples! Cada um dos ocupantes antes de subir no Elevador Lacerda era pesado, até atingir a carga máxima recomendada.

O Elevador Lacerda, o 1ºelevador urbano do mundo, desde que foi inaugurado há aproximadamente 121 anos foi palco de 5 reformas, além, é claro de inúmeras manutenções. Confira:

  • Julho de 1906 foi reformado para a sua eletrificação;
  • Ano de 1930 foram adicionados mais dois elevadores, uma nova torre, e a arquitetura foi modificada para o estilo Art déco;
  • Entre 1950, até o ano de1961, ou seja, durante 11 anos o elevador passou por uma reforma total na parte mecânica;
  • Na década de 80 foi feita uma revisão na estrutura de concreto;
  • No ano de 1997 foi feita revisão em todo o maquinário elétrico e eletroeletrônico;

O elevador foi inaugurado inicialmente com 2 cabines e transportava 27 passageiros cada uma, depois, da reforma passou para 4 cabines eletrificadas com capacidade para 32 passageiros cada uma, e o tempo foi reduzido para 22 segundos.

No dia 7 de Dezembro de 2006, o Elevador Lacerda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo um ponto turístico imperdível, portanto, não deixem de visitar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Por que as Vistorias Veiculares precisam da ISO 9001?

Vistorias veiculares é uma atividade regulamentada pela Resolução Contran 446/2013, a qual preconiza que veículos automotores passem por vistoria automotiva completa no ato da transferência da propriedade do veículo com o objetivo de prevenir fraudes. Tanto a...

ler mais

Elevador 2500 kg

Elevador Automotivo com sistema de elevação Hidráulica. São equipamentos extremamente importantes para toda empresa do segmento de Reparação Automotiva. Mais fortes, mais seguros e de longe, muito mais econômicos. os Elevadores Hidráulicos possuem cilindros ou pistões...

ler mais

Quais são os itens obrigatórios no carro

Levar uma multa devido ao farol vermelho, excesso de velocidade, ou estacionar em local proibido, as vezes é inevitável, agora, levar multa devido a falta de itens obrigatórios no carro, essa é …

ler mais