Você já imaginou como seria sua cidade planejada? Se seus representantes ou gestores conseguissem estruturas e reorganizar sua cidade cara agilizar, o deslocamento de todos como um relógio?

Muitas cidades brasileiras possuem transportes públicos lotados e com altos valores de cobrança, onde o ocupante, além de passa horas sem o mínimo conforto é tratado como mais um na multidão. No entanto, nem todo país é assim,  algumas merecem destaque por suas genialidades ou simples planejamento pensando no bem para todos, já que tudo foi bem planejado para oferecer a melhor mobilidade urbana do mundo. Este exemplo você encontra e vivencia em Berlim!

Berlim é a prova que muito pode ser feito para melhorar a eficiência do tempo gasto em deslocamento em vários lugares do mundo. Esse planejamento não se limita apenas as pessoas ganharem tempo no seu dia, poupar desgaste físico e mental em que o usuário esteja dentro do seu próprio carro no trânsito. Primeiramente, o usuária sentirá diferença no tempo ganho, seguido de poder fazer mais atividades ou compromissos no seu dia, e isso vai resultar em uma maior produtividade no serviço, mais rotatividade no comércio, agilidade em percorrer longos caminhos. Imagina quanto dinheiro de nativos ou turistas pode girar em um curto espaço de tempo, movimentando uma cidade, um estado e consequentemente um país.

Infelizmente, na maioria dos países, essa visão global do ganho generalizado de tempo e consequentemente de dinheiro não é visto, ou dado prioridade, por nossos representantes como algo essencial e o grande gargalo do mercado de qualquer cidade. Esse descaso com o usuário se aplica principalmente aos transportes públicos como metrô, monotrilho, trem, e ônibus, que não oferecem uma comodidade satisfatória que ocupantes merecem!

O grande foco da mobilidade urbana em Berlim é com a ocupação nas grandes cidades, com o fator “humanização” integrado aos espaços públicos, que são os grandes motores e ocupantes desses espaços. Isto você pode conferir no site da empresa de transporte público, a Berlimer Verkehrsbetriebe (BVG), se inteirando sobre informações de horários de trens, metrô, bonde, ônibus e até de barcos, tudo de forma eficiente e organizada, a disposição do público.

E você pensa que Mobilidade Urbana é apenas transporte motorizado? Coletivo? Engano seu.

A Mobilidade Urbana envolve muito mais do que meios de transporte, e veja que você já deve ter percebido que as ciclovias estão em alta em diversas cidades com várias variáveis influenciando essa mudança.

Com isso, mobilidade envolve desde o pedestre que só anda a pé até o empresário que precisa pegar seu carro ou um taxi, um avião ou um helicóptero para fechar negócios. Voltando aos reles mortais que dependem de transporte público, como nós, ou outro meio de se locomover, como sua bicicleta, e para isso precisam de caminhos para que trafeguem com segurança. As ciclovias também contabilizam como parte da melhor mobilidade urbana do mundo encontrada em Berlim, todas interligadas aos transportes públicos. Por isso, é comum alugar bicicletas por volta de 10 euros e devolver 24 horas depois, com a facilidade de poder levar a magrela no trem ou metrô com um bilhete especial!

Uma das ferramentas ou itens que colocam o transporte de Berlim como eficiente e justo para seus usuário são os planos de Bilhetes utilizados. Os bilhetes de transportes urbanos facilitam aos usuários dos mais diversos perfis. Esses bilhetes podem ser múltiplos, utilizados em quaisquer tipos de transporte, além dos tipos de bilhetes, os bilhetes simples (válidos por 2 horas), os diários (acesso livre a toda rede até as 3 h do dia seguinte) e para viagens curtas (até 3 estações). Esse sistema tem muita variedade, sem mencionar descontos especiais!

A ideia é tão certa e logicamente comprovada no dia a dia com o transporte oferecido em Berlim que é de excelente qualidade, com passageiros sendo tratados com dignidade, sem superlotação, calor excessivo, ou tumultos. Além de preço justo cobrado nas passagens é claro, a utilização do transporte público, a maioria das pessoas o preferem e fazem uso constante. Dificilmente os habitantes andam de carro ou táxi, isso contribui para mobilidade com menor circulação de veículos, menor necessidade de estacionamentos para os mesmos, consumo mais consciente de combustíveis, e também favorece o meio ambiente com menos emissão de poluentes no ar!

Não é demais! Com apenas a mudança de um hábito, preferencia de locomoção, refletir em tantas áreas adjacentes que deixam de criar problemas, tanto no trânsito como no meio ambiente, e favorecem um maior número de pessoas com maior qualidade de transporte, maior agilidade e rotatividade de pessoas, consumo e serviços prestados.

Aí você pensa, coitado dos taxistas ou donos de postos de combustíveis, o que serão dessas empresas? Terão que mudar, assim como o mundo está mudando e oferecendo novas e melhores opções para o mercado.

Veja este exemplo inovador que pensa na necessidade do usuário.

Mesmo com esse transporte público ser um exemplo global, com todas essas facilidades já mencionadas, existem pessoas que precisam de maior autonomia no seu dia a dia. Para habitantes de Berlim, nativos, que muitas vezes precisam de um carro, existem ainda, um meio de transporte exclusivo para esse público, o CasSharing. Esse projeto já é visto em alguns países chamada de Carro Comunitário!

O sistema é bem simples, alugar um carro. Só que não é do modo tradicional, burocrático, é bem mais rápido e eficiente. Trata-se de contratar um carro com uma facilidade jamais imaginada, tudo feito através de um aplicativo de celular. E não são quaisquer carros, são da marcas como Mercedez Benz e a BMW!

A utilização do Car Sharing é muito fácil.Você só precisa estar cadastrado no programa, e ter carteira de motorista válida, além de pagar uma taxa anual de E$ 9,90, cerca de R$ 34,00, e ser de Berlim. Isso mesmo, você precisa estar morando em Berlim para usufruir deste serviço. É, nada é perfeito.

Cumprido esses requisitos, estando cadastrado, você só precisa entrar no APP pelo celular, reservar a hora e o dia que irá utilizar um carro e procurar pelo Google Maps qual a localização do carro mais próximo a você. Encontrado o carro, terá que se direcionar até onde ele está estacionado, colocar a carteira de motorista no para-brisas e voalá, o carro se abre como em um passe de mágica e está pronto para partir.

E o mais incrível nessa história é que o carro está totalmente limpo e brilhando esperando por você, com computador de bordo, tanque cheio, e ainda, tem a opção de tocar as suas músicas favoritas do seu IPAD!

O preço deste serviço é tabelado, cerca de 29 centavos de euro o minuto. Uma das regras é que o carro pode ser utilizado no mínimo por 10 minutos, e pode rodar no máximo até 20 quilômetros de deslocamento. Ultrapassando essa quilometragem o valor muda e é cobrado um adicional. E para devolver? Simples, é só estacionar numa vaga permitida, trancar o carro e seguir sua vida!

Incrível não?! Imagina com as novas tecnologias e inovações que estão surgindo todos os dias, como pode baratear e evoluir.

Assista o vídeo abaixo e veja como Berlim consegui se transformar em uma cidade modelo em vários aspectos, inclusive em mobilidade urbana.

Fonte: Apollo1 Consultoria e Treinamento

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *