A importância do pós-atendimento começa no momento em que o cliente entra pela 1 ª vez em seu estabelecimento, seja uma loja, boutique, oficina, salão de cabeleireiros, empresa, não importa. É ali, naquela fração de segundos em que recebe o olhar atento do sorridente vendedor, ou, da recepcionista, onde é determinado se terá ou não um bom atendimento voltado para a satisfação do produto/serviço oferecido, além da qualidade e pontualidade.

Sempre deve-se levar em conta que a empresa, ou proprietário precisa qualificar bem seus funcionários, pois, são os responsáveis em passar a primeira imagem ao novo cliente que muitas vezes quer apenas tirar dúvidas, para se sentir seguro e concretizar a compra.

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Fonte: blog.sigecloud.com.br acessado em 12/04/2017 ” PÓS-VENDA: MELHORE SEU ATENDIMENTO COM ESTAS DICAS ”

Como é que a empresa vai saber se o atendimento ao cliente está dentro do patamar esperado, se foi bom o suficiente para que retorne?

A resposta nesse caso é simples, é onde entra a importância do pós-atendimento, basta fazer uma pesquisa de satisfação ao cliente. O que mais implica na importância do pós-atendimento, não é apenas a desenvoltura e estratégia do vendedor, pesa na balança também a pontualidade na entrega, a satisfação com o produto/serviço, uma pesquisa por telefone, ou pessoalmente quando possível, é a maneira ideal para saber qual o tamanho da satisfação dele.

A empresa pode mostrar credibilidade e seriedade aos clientes através de pesquisas que indicam o grau de satisfação, de 1 a 5 por exemplo.

Nota 5 = ótimo, nesse caso, não há o que questionar. Sendo nota abaixo de 4, é o momento de descobrir onde estão pecando, e onde desagradou.

 

Fonte: www.onovogestor.com.br acessado em 12/04/2017 ” A IMPORTÂNCIA DO PÓS-VENDA PARA FIDELIZAR OS CLIENTES ”

Durante uma pesquisa, o cliente precisa ter o espaço para elogios e criticas, assim, como apontar o que não agradou, e essas críticas construtivas, é como um Raio-X que passa sobre a empresa em todos os setores mostrando o que precisa ser melhorado, modificado, extinto, de acordo com a visão dos clientes.

E como cliente satisfeito é cliente garantido, todo esforço vale a pena, então, tenha certeza do cliente saber sobre as mudanças que pretende fazer em cima da pesquisa do pós-atendimento, esta é uma maneira de fidelizá-lo, pois, ele falou, foi ouvido e o melhor, atendido, essa satisfação, com certeza, é o retorno certo.

É interessante que na pesquisa no pós-atendimento, entre perguntas desde o atendimento até o serviço prestado, se as peças recebidas estavam bem-acondicionadas, eram resistentes, frágeis, bom manuseio, prazo de fábrica suficiente, entrega no prazo, entre outras.

Na verdade as perguntas devem começar desde o primeiro contato, até a entrega final do material, e no caso de serviços prestados, na qualidade destes, sem prolongar nas questões, pois, não tem nada mais estressante que um questionário com mais de 10 perguntas.

Fonte: www.profissionaldeecommerce.com.br acessado em 12/04/2017 ” 4 dicas para um ótimo atendimento pós-venda ”

O mais importante é considerar que o cliente tem razão sempre, e como é o responsável pelo faturamento da empresa, jamais deve ficar insatisfeito com algo, até mesmo se reclamar que não serviam café, porque este tipo de serviço não era mesmo oferecido, é pedir mil desculpas e confirmar que na próxima vez, sem dúvida, terá.

A pesquisa sobre a importância do pós-atendimento pode ser feito através de e-mail pessoal do cliente, ou Whatsapp. Já pelo telefone é preciso que considere que o cliente dificilmente terá tempo para responder, por, isso, pode não ser muito viável, apesar de mais pessoal.

Vale ressaltar que um pós atendimento bem-feito, inclui fazer pré agenda com o cliente para lembrá-lo de novas aquisições, para saber se ainda, tem satisfação do produto ou serviço, e claro, mantê-lo informado sobre novidades e até promoções de peças ou serviços.

Enviar materiais com informações relevantes, em seguida ligar para ele, é outro meio de lembrá-lo que é hora de renovar o pedido, e caso esteja sem tempo para ir até a empresa, ou, oficina, é só improvisar e enviar alguém para buscar seu pedido, ou, se for o caso, buscar o carro para levar ao centro automotivo.

O importante é não descartar a possibilidade de uma nova venda, e usar os trunfos que tiver a mão, tudo para fidelizar o cliente, até caso sua empresa esteja com uma peça em falta que ele queira, vale a pena comprar no concorrente para atender seu pedido, assim, não dá chance de conhecer a concorrência.

Outro diferencial para cativar e fidelizar o cliente é, sempre que telefonar, fale em tom informal, e deixe que ele grave seu nome primeiro, em seguida fale o nome da empresa.

Última dica, todo cliente gosta de ser paparicado, mas, não de puxa sacos, então nada de exageros.

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