É surpreendente como a tecnologia na indústria automobilística avançou nos últimos 50 anos, ao contrário da maioria de ruas e estradas que mantém quase a mesma aparência de 50 anos atrás, longe, das cidades e as estradas no futuro.

O problema é que ruas e estradas quando projetadas são feitas para resistir por décadas, pois, dependem de investimentos públicos de grande valor, e o custo para equipar até mesmo uma parte de rodovias com uma tecnologia avançada, como seriam as cidades e as estradas no futuro, precisariam de valores incalculáveis.

A razão de não haver essas mudanças consideráveis, é a necessidade de elevados custos para criar as cidades e as estradas no futuro, por isso, tem de ser bem planejado e dentro do orçamento previsto, enquanto isso, os veículos são inovados a cada ano com tecnologias incríveis.

O aumento da frota veicular nas ruas cresce assustadoramente nas principais cidades, e está frisando ainda mais, a ineficiência da infraestrutura viária, e sabemos que a tendência para os próximos anos será caótica.

Por motivos como esses é que as cidades e as estradas no futuro precisam sair do projeto rapidamente para dar lugar a modernidade antes que atinja o completo caos no trânsito, elaborando ações como estas:

  • É preciso haver um planejamento inteligente na mobilidade urbana conforme cada cidade. A maneira ideal seria evitar a necessidade das pessoas terem de se locomover a grandes distâncias para ter acesso a bens e serviços.
  • Dentro desse planejamento as cidades devem oferecer transportes confortáveis e de qualidade aos usuários, de maneira que a cidade cresça permitindo um trânsito com ótima fluência.
  • É importante que toda infraestrutura criada tenha uma durabilidade superior há 10 anos, já que é um investimento público alto, e que seja compatível a receber mudanças para uma expansão futura, vinculado a transportes inteligentes.

O dinheiro arrecadado através dos fluxos de receita deveria ser utilizado na construção e reparo das estradas, assim, como também deveria ser utilizado a precificação, que é pagar por quanto e como você for, para incentivar o uso eficiente da infraestrutura.

Para alcançarmos um futuro mais eficiente e sustentável, a solução talvez fosse o transporte intermodal, aquele que requer tráfego misto ou múltiplo, envolvendo mais de uma ou várias modalidades de transporte, ou ainda, vários transportes integrados como circuito a pé, bicicleta, pequenos veículos elétricos, carros, transportes públicos.

O interessante é que essas opções de transportes seriam seguras e não poluentes, com transferência contínua e pagamentos de tarifa, assim, as pessoas teriam várias opções e poderiam escolher os meios de transporte para cada viagem.

E ainda, haveria outras modalidades mais eficientes de transporte onde veículos de alta ocupação, e trânsito de alta capacidade seriam priorizados, assim, como a mobilidade autônoma por demanda, ideal para muitas viagens abrangendo pessoas a pé ou de bicicleta, ônibus de alta capacidade e trens nos corredores mais movimentados.

Apesar de parecer que as cidades e as estradas no futuro estão longe da realidade no Brasil, a prestação de transporte eficiente e sustentável já são vistos em Londres, Hamburgo, Copenhague, Helsinque e Portland (Oregon, EUA).

A construção das cidades e as estradas no futuro tem diversos fatores que precisam ser enfrentados:

  • Logística e o custo;
  • Tempo e o custo para construção de novas infraestruturas;
  • Não tem como para renovar uma infraestrutura existente, visto a escala massiva da rede viária típica;
  • Modernizar equipamentos de sinalização de trânsito pode levar anos em cidades grandes;
  • Atualizar a infraestrutura existente pode deixar tudo fora de serviço por muito tempo;

Os Carros autônomos que são aqueles sem condutor, quando compartilhados poderiam reduzir a necessidade de estacionamento, e cada veículo compartilhado poderia substituir mais de 10 veículos particulares.

Tudo são ideias inovadoras, interessantes, modernas, que estão longe do padrão brasileiro, mas, quem sabe, um dia?

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