Qual o projeto está gerando polêmica?

O projeto que libera veículos leves a diesel no Brasil gera polêmica! Trata-se do Projeto de Lei 1013/11 que está em discussão desde 2011, ano em que foi apreciado pela 1 ª vez, arquivado em 2014, e em 2015 voltou a pauta, e até o momento não foi aprovado.

O objetivo principal é que esse projeto libere a venda e a fabricação de veículos automotivos de uso misto movidos a óleo diesel no transporte de cargas e passageiros com peso superior a uma tonelada, pois, o Brasil tem autonomia suficiente na produção de petróleo, mesmo assim, proíbe o uso de óleo diesel como combustível em veículos de menor motorização e menor capacidade de carga.

No ano passado o projeto teve uma emenda acrescida com a finalidade de alterar o texto para liberar a fabricação e a comercialização no país, desde que os padrões de qualidade do ar que foram estipulados pelo Poder Executivo fossem seriamente cumpridos.

Em Novembro de 2016 o projeto que libera veículos leves a diesel no Brasil nem chegou a entrar em votação e foi cancelado novamente, visto que a discordância está no provável aumento da poluição que pode ser causado pelo uso do diesel como combustível em veículos leves, mesmo que estejam nos limites aceitáveis!

A discussão que está sendo levantado no projeto que libera veículos leves a diesel no Brasil, é de que o país não teria como assumir os compromissos climáticos estabelecidos durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas na COP-21, e em Marrakech, na COP 22.

O compromisso é que até 2020, os países implantem políticas climáticas para alcançar resultados satisfatórios, ou seja, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em 37% abaixo dos níveis até 2025 em relação a 2005, já em 2030, o índice é de 43% em relação aos níveis de 2005, além disso, tem o objetivo de aumentar a participação dos biocombustíveis no país, elevando a parcela de biodiesel na mistura do diesel.

Fonte: www.matel.com.br acessado em 08/03/2017 ” VALE A PENA COMPRAR UM CARRO A DIESEL? ”

O uso do diesel para carros de passeio é proibido no Brasil desde 1994, por razões econômicas, pois, na época foi levado em consideração o possível aumento das despesas com o setor de transportes, já que se tratava de um combustível importado e subsidiado para uso em ônibus e caminhões, mas, graças a nova realidade na produção de petróleo no país, alguns deputados acreditam que há novas possibilidades econômicas com a sua liberação.

No entanto, mesmo com a mudança a favor a liberação de veículos leves a diesel no Brasil gera polêmica devido ser considerado um dos combustíveis mais poluentes de automóveis. Interessante dizer que enquanto isso, a Alemanha aprovou uma resolução para banir os carros movidos a gasolina e a diesel até 2030, conforme orientações contidas no relatório “Mobilizando o Transporte Sustentável pelo Desenvolvimento”, das Nações Unidas.

Neste relatório existem 10 orientações para os países seguirem até 2030, como a sugestão de eletrificação de veículos para transporte de curta distância e de passageiros, por isso, também Paris, Cidade do México, Madri e Atenas, cidades do C40, anunciaram o compromisso de remover das ruas todos os veículos a diesel até 2025, a fim de minimizar a poluição do ar.

Fonte: www.jornaleconomico.sapo.pt acessado em 08/03/2017 ” Oslo proíbe veículo diesel no centro da cidade ”

Para entender melhor o problema de liberar veículos leves a diesel no Brasil, conforme o Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários de 2013, entre os veículos leves, o diesel emitiu 2,603 kg/L de CO2 em 2012, contra 2,212 kg/L da gasolina automotiva, além de emitir 31 vezes mais óxidos de nitrogênio (NOx) e 18 vezes mais material particulado (MP) do que a gasolina, poluentes altamente nocivos à saúde, ligados ao câncer, a problemas respiratórios, cardíacos e outros.

A conclusão que se pode chegar nesse assunto polêmico, é que o Brasil aprovando a venda e fabricação de veículos leves a diesel pode representar um retrocesso na questão meio ambiente e poluição, por isso, merece debates e outros pontos a favor, que justifiquem tal atitude

Entendendo melhor:

Sem esse projeto aprovado, um estudo divulgado em 2013 pelo Banco Mundial, mostrou que o Brasil teve 62,2 mil mortes prematuras devido à exposição prolongada das pessoas à poluição do ar, o que gerou US$ 4,9 bilhões em produtividade perdida. Que dirá então, com outro poluente muito mais poderoso.

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Publicações Recentes

Os sonhos existem para ser tornarem realidade

Não é raro encontrar pessoas que desistiram dos próprios sonhos, pelos mais diversos motivos, e sempre se perguntam se fizeram a escolha certa ou se lamentam por escolher esse caminho. Perceberam que só acontece com…

ler mais

Japão cria “bebê robô” para idoso

O cientista Masayoshi Kanoh, professor da Aichi Prefectural University, no Japão, criou um bebê robô para fazer companhia a idosos. Chamado de “Babyloid”, o equipamento pode ajudar a aliviar a depressão na terceira idade…

ler mais

O que você deve saber sobre carros blindados.

A blindagem automotiva vem atraindo cada vez mais o interesse dos motoristas que circulam nas ruas das grandes cidades brasileiras. De acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), em 2014 foram blindados aproximadamente 12...

ler mais

Ordenamento Jurídico Brasileiro

Está no art. 3º do Decreto-Lei 4.657/42 - a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro: "Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece." O direito surgiu pela necessidade do homem estabelecer...

ler mais

Como comprar um carro com segurança?

Automóvel sedan, ano 2006, cor prata, sem danos aparentes. Parece uma boa aquisição, certo? Não neste caso. Este carro, modelo Classic, foi na verdade fabricado no ano 2000. Ele é um produto de roubo e foi adulterado de diversas...

ler mais