Todo veículo exceto elétricos que se alimentam através de uma simples tomada, necessitam de combustível para rodar, seja com etanol, diesel, sem ter o que escolher, mas, e quanto a gasolina, será que existe diferença entre a gasolina comum para aditivada e a Premium?

O motorista que conhece bem seu veículo, sabe que a qualidade de combustível influencia demais no desempenho do carro, por isso, a maioria opta em abastecer sempre no mesmo posto de serviço, ou, sempre com a mesma bandeira, essa é a melhor maneira de evitar os postos fraudulentos.

Nos postos de combustíveis são encontrados 3 tipos de gasolinas, a comum, a aditivada e a Premium que pode ter nomes diferentes conforme a bandeira, o preço é claro, é o primeiro diferencial entre elas, mas, afinal, existe diferença da gasolina comum para aditivada, ou, para a Premium?

Fonte: www.itacareurgente.com acessado em 17/04/2017 ” Mesmo com redução pela Petrobras, preço da gasolina sobe no Brasil. ”

Para aqueles que acham que toda gasolina é igual e colocam qualquer uma, é só prestar atenção para notar que o desempenho do motor tanto na partida, como numa arrancada onde é exigido mais do carro, pode fazer toda diferença.

E isto acontece porque no Brasil, qualquer tipo de gasolina, seja a mais barata, ou, a mais cara, tem na fórmula 25% de etanol anidro independente da marca, esta é a única parte em comum que todas tem, fora isso, realmente existe diferença da gasolina comum para a aditivada e para a Premium. Veja qual é a particularidade de cada uma:

Fonte: revistaautoesporte.globo.com acessado em 17/04/2017 “COMBUSTÍVEL ADITIVADO: SAIBA QUANDO USAR ”

Gasolina Comum

A gasolina comum é um tipo de combustível que sai puro das refinarias acrescido de 25% de etanol anidro, sem nenhum tipo de aditivo, tem a mesma qualidade em todas as marcas, só que devido não ter aditivos em sua fórmula, não tem nenhum tipo de substância indicada para proteger o motor.

E pelo fato da gasolina comum não ter aditivo, deixa resíduos de combustão que ficam depositados sobre as válvulas de admissão do motor, e isso, com o tempo pode afetar a mistura entre o ar e o combustível, ou seja, a sujeira vai se acumulando e acaba comprometendo o funcionamento do motor, e a diferença pode ser percebida no aumento do consumo de combustível.

Fonte: jmais.com.br acessado em 17/04/2017 ” Preço da gasolina comum cai até 23 centavos em postos de Canoinhas ”

Gasolina Aditivada

A gasolina aditivada também tem 25% de etanol anidro, mas, tem na fórmula, aditivos químicos específicos como detergentes e dispersantes, próprios para atuarem na limpeza do motor, claro, que isso, pode variar de acordo com o fabricante, por isso, convém testar várias marcas para verificar qual delas melhora o desempenho de seu carro.

É interessante frisar que os aditivos químicos encontrados na gasolina aditivada, tem funções importantes que prolongam a vida útil do motor, como por exemplo, o detergente solta a sujeira, enquanto o dispersante provoca a quebra da mesma de forma que possa ser eliminada pelo sistema de combustão, além de ter ainda, anticorrosivos e antioxidantes.

Fonte: blog.ceabs.com.br acessado em 17/04/2017 ” Vantagens de abastecer com gasolina aditivada ”

Gasolina Premium

A gasolina Premium também tem 25% de etanol anidro, e os mesmos aditivos químicos encontrados na fórmula da gasolina aditivada, específicos para a limpeza e conservação do motor, o único diferencial entre elas, é a octanagem, pois, a comum e a aditivada possuem 87 octanas, já a Premium tem 91 octanas.

Octanagem é a medida de resistência da gasolina em relação a queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão, isto quer dizer que quanto maior a octanagem, maior a chance do motor trabalhar com taxas de compressão mais altas.

O resultado é um motor com uma eficiência muito além do esperado, mas, isto não significa que qualquer carro que seja abastecido com gasolina Premium, terá aumento na potência do motor, isto porque, é um tipo de combustível especifico para carros mais potentes como os esportivos de luxo, em razão disso, a gasolina aditivada, ainda é a mais indicada.

Fonte: noticieros.televisa.com acessado em 17/04/2017 ” Diésel y gasolina Premium suben un centavo ”

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

1 Comentário

  1. Taisa

    Otimo texto, sempre é bom conhecer um pouco sobre a alimentação dos nossos carros

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Quais são os avanços no desempenho do etanol | - […] a julho deste ano, o Instituto acompanhou a relação média de performance entre o etanol e a gasolina em…
  2. Como economizar combustível | Elevacar Hidráulico - […] o preço do combustível subindo a cada momento, o brasileiro tem que aprender a fazer economia de alguma maneira,…
  3. Qual é a vida útil do motor com GNV (gás natural veicular) | Elevacar Hidráulico - […] conforme observados em veículos que utilizam o GNV, isto quer dizer que motores movidos a combustíveis líquidos tendem a…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Publicações Recentes

O que é o outubro rosa?

Todos os anos várias mulheres são acometidas pelo câncer de mama, uma doença fácil de ser tratada desde que haja um diagnóstico precoce. Somente em ... ler mais