Subir e descer pelas escadas, sem dúvida, ainda, é a melhor maneira para se manter a forma, ou, até perder uns quilinhos indesejados, mesmo assim, as vezes é difícil resistir a tentação em usar o elevador principalmente quando o atraso ou o cansaço podem ser evitados.

Essas histórias são sempre as mesmas, não é? Só que existem fatos curiosos sobre elevadores que muita gente desconhece. Ficou curioso? Então, vamos começar pelo início de quando e como surgiu o 1 º elevador na história, em seguida outros fatos curiosos sobre elevadores, acompanhe:

O 1 º elevador mencionado na história, está datado no século I a. C, e foi criado pelo arquiteto romano Vitruvius. Foi projetado com uma plataforma suspensa dentro de uma cabine vertical, a qual era utilizada para o transporte de pessoas, e também de materiais pesados como blocos de pedras.

Para a mecânica da elevação funcionar, era utilizado um contrapeso o qual subia e descia controlado por uma roldana, que era movida por uma manivela do lado de fora da plataforma, e provavelmente esses elevadores foram utilizados nas casas romanas que tinham vários andares, sendo que os ascensoristas na época deviam ser os escravos.

Quanto ao 1 º elevador particular que se tem notícias, pertencia ao Luís XV no ano de 1743, e mandou instalar no Palácio de Versalhes. Esse elevador era exclusivo para ligar seu andar ao debaixo, onde havia os aposentos de sua famosa amante, madame de Châteauroux, conforme registro na história.

Alguns anos mais tarde, em 1857, Elisha Graves Otis inaugurou o 1 º elevador de passageiros dentro de uma das lojas na movimentada Nova York.

Ele foi capaz de inventar um sistema que impedisse uma eventual queda de elevador, de forma que acoplou uma mola resistente de aço preso ao vagão que engrenava com uma catraca caso a corda que iça o elevador arrebentasse.

Um dos fatos mais curiosos sobre elevadores é que antes da invenção do painel com os botões de controle, eram necessários 2 pessoas para operar a engenhoca.

O elevador de coluna hidráulica foi inventado por Léon François Edoux em 1867. Alguns anos mais tarde em 1889, inaugurou o elevador de 160 metros de altura para a Torre Eiffel, e o interessante é que já era 20 vezes mais rápido comparado aos que ainda, trabalhavam com tração!

No ano de 1880, a empresa alemã Siemens & Halske utilizou pela 1 ª vez a energia elétrica na tração dos elevadores, por isso, subiu 22 metros em 11 segundos. E foi graças, a eletricidade que a partir de 1894 permitiu a introdução de interruptores para controlar o elevador!.

No Brasil o 1 º elevador instalado foi em 1906 no Palácio das Laranjeiras, prédio oficial do governo do Rio de Janeiro. Numa simples comparação, os primeiros elevadores inventados a vapor, demoravam cerca de 2 minutos para subir 8 andares, atualmente alguns elevadores sobem 100 andares em apenas 1 minuto.

É fato que elevadores são 20 vezes mais seguros que as escadas rolantes, por isso, existem 20 vezes mais elevadores que escadas rolantes, principalmente porque 1/3 dos acidentes acontecem nas escadas rolantes!

Outro fatos curiosos sobre elevadores e de grande importância, é o motivo da portinha ao alto da cabine do elevador estar sempre parafusada! É porque num caso de acidente, as pessoas podem achar que seria uma rota de fuga, e embora possa parecer incrível, o lugar mais seguro numa emergência, ainda, é dentro do elevador, até a chegada de profissionais qualificados!

Você sabia que muitos acidentes ocorridos em elevadores, foram causados pelo uso da chave de abertura emergencial de portas, por pessoas que não estavam aptas no assunto, ou, ainda, não sabiam da necessidade de travamento da porta? Por isso, é aconselhável que somente as pessoas que tenham conhecimento técnico suficiente em elevadores é que possam agir em situações de emergência, e na dúvida, não hesite, acalme os passageiros e acione o resgaste.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

Publicações Recentes

Qual o gosto musical dos robôs

Você já imaginou qual seria as músicas preferidas dos robôs? Muito diriam que a maquina não tem consciência, portanto não tem gosto, para quem tem imaginação irão dizer eletrônica. Porém …

ler mais

Dia Mundial do Fusca

Ao lado da Kombi, o Fusca é o Volkswagen mais carismático e amado em qualquer canto do mundo. Há uma imensa cultura em volta do pequeno besouro, com milhares de clubes, museus, peças de roupa e …

ler mais

AS 10 INVENÇÕES MAIS ÚTEIS JÁ CRIADAS

Veja no vídeo a seguir as maiores invenções úteis do mundo, invenções para problemas simples, porém que podem melhorar e facilitar vida de milhares ou até milhões de pessoas, veja AS 10 INVENÇÕES MAIS ÚTEIS JÁ CRIADAS no vídeo a seguir: Nota Imagens meramente...

ler mais

Como evitar que a CNH seja suspensa

Para quem está próximo dos 20 pontos na carteira, ou já atingiu o limite, é bom ficar por dentro de algumas dicas de como evitar a CNH suspensa, mesmo que já tenha recebido a notificação de suspensão do direito de dirigir, porque se …

ler mais